A APAE Valinhos, desde 21 de fevereiro de 1986 mantém internamente a Escola de Educação Especial “Maria Antonia Celani” de educação básica atendendo crianças, jovens e adultos na modalidade de Educação Especial dos níveis de Ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
Na perspectiva da educação inclusiva efetiva da criança e do adolescente na rede regular de ensino do município, a APAE atende o aluno matriculado na rede, no contra-turno escolar, proporcionando apoio pedagógico e terapêutico além da oferta de assessorias pontuais aos profissionais da rede (desde a educação infantil ao ensino fundamental) no AEE (Atendimento Educacional Especializado).
Educação Infantil
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físicos, emocionais, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade. Por se tratar de um processo educacional, tem uma ação globalizada sobre a criança, através de atividades focadas nas necessidades e possibilidades de cada criança. Ensino Fundamental
Segunda etapa da Educação Básica e realiza por meio de conteúdos curriculares que integram conhecimentos úteis ao exercício da cidadania, incorporados a valores éticos que contemplem a auto-estima do aluno e atitudes adequadas ao convívio social.
Sócio Educacional
O atendimento sócio-educacionail é ofertado aos alunos que apresentam necessidades especificas, onde as atividades realizadas são direcionadas para habilidades de vida diária, com adaptações curriculares adequadas a cada aluno. Neste atendimento é utilizada a proposta do Currículo Funcional Natural visando facilitar o desenvolvimento de habilidades essenciais necessárias a vida prática.
Educação Especial para o Trabalho
O trabalho com habilidades básicas utiliza como ferramenta, a leitura, a escrita (comunicação), a matemática (raciocínio lógico), e tem como objetivo levar o aluno a “aprender a pensar”.
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Destina-se prioritariamente ao atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência intelectual, que estejam incluídos nas classes do ensino comum das Escolas vinculadas a Secretaria da Educação do Município de Valinhos.