Abertura da campanha Setembro Verde já tem mais de 200 pessoas inscritas

8/21/2019

 Intuito da campanha é sensibilizar a população e ampliar o debate sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência

 A abertura da campanha Setembro Verde, que acontecerá no dia 30 de agosto, às 8h30, movimentará a cidade de São Paulo e dará mais visibilidade a causa da pessoa com deficiência no Estado. Isso porque a abertura da campanha já ganhou a adesão de mais de 200 pessoas, ligadas as APAES e outras instituições paulistas. O evento ocorrerá no Memorial da Inclusão, e contará também com as presenças de autoridades, parceiros, e de toda a comunidade que apoia a causa.

A campanha teve início em 2015 uma iniciativa da APAE Valinhos e foi instituída pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES/SP), o objetivo é tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência.

 

Até o momento, a FEAPAES contabiliza 45 APAES do estado, incluindo Valinhos, que confirmaram suas participações na abertura da campanha. Neste ano de 2019, o intuito é envolver novamente a população em atividades voltadas à inclusão social. “Conscientizar a população sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência é o primeiro passo para construirmos uma sociedade, de fato, mais inclusiva e justa. Mesmo com uma legislação avançada, que garante cotas no mercado de trabalho e outros direitos, as pessoas com deficiência ainda enfrentam dificuldades no mercado, na educação, e no acesso a saúde”, explica a presidente da FEAPAES-SP, Cristiany de Castro. 

Programação da abertura

O evento de abertura contará com várias atrações e presenças importantes. A palestra A LBI e seus avanços na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, será ministrada por Rosangela Wolff Moro, advogada e procuradora jurídica da Federação Nacional das APAES (FENAPAES) e da Federação das APAES do Estado do Paraná. Na sequência, o público irá prestigiar a apresentação musical Pout Porri Instrumental da APAE de Matão.

 

Na ocasião, também será apresentado pela mestre e doutora em direito, Maria Amália Alvarenga, o livro Estatuto da pessoa com Deficiência Comentado Artigo por Artigo. Além disso, haverá uma roda de conversa com várias pessoas envolvidas na causa da pessoa com deficiência, e são elas: Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES-SP, Maria Amália Alvarenga, organizadora do Livro Estatuto da pessoa com Deficiência Comentado Artigo por Artigo,  Rosangela Wolff Moro, procuradora jurídica da FENAPAES e FEAPAES-PR, Maria  Goret Chagas, artística plástica que pertence a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés e Acir de Matos Gomes, procurador jurídico da FEAPAES-SP.

E além de participar da roda de conversa, Maria Goret contará um pouco da sua história de superação e realizará a pintura de uma obra com a boca. Também será exibido o vídeo Oportunidade para quem é capaz, produção que contou com a parceria da APAE de Batatais (SP).

O evento é aberto a todas as instituições e pessoas que desejam apoiar a causa da pessoa com deficiência. Para participar da abertura, basta realizar a inscrição no site da FEAPAES/SP (www.feapaesp.org.br).  

Ações para mobilizar a população

Na expectativa de atingir o maior número de pessoas, a FEAPAES/SP lança, todos os anos, o calendário oficial com atividades que visam promover a inclusão social. Neste ano, foi proposto que as APAES e demais instituições realizem na semana do dia 1º de setembro, a Caminhada Verde da Inclusão, na semana do dia 8, a Tarde da Inclusão com as Famílias: do Empoderamento das Famílias, Legislação e Direitos da PCD, na semana do dia 15, promover a APAE/Instituição na Empresa e na Escola, e na última semana, de 22 a 30, Zumba na Praça.  

Para deixar a campanha ainda mais forte, a FEAPAES/SP disponibilizou para as APAES e instituições parceiras os materiais de divulgação da campanha, como post para mídias sociais, faixas, entre outros.  Os modelos dos materiais gráficos da campanha deste ano estão disponíveis na área de downloads do site da FEAPAES-SP (www.feapaesp.org.br).

+Notícias