Lei de Cotas uma conquista da pessoa com deficiência

7/24/2020

 Dia 24 de Julho celebra-se o 29º aniversário da Lei de Cotas, uma conquista nos direitos das pessoas com deficiência. A Lei garante que empresas acima de 100 funcionários tenham uma porcentagem de profissionais com deficiência na seguinte proporção: até 200 funcionários 2%; de 201 a 500 funcionários 3%; de 501 a 1000 funcionários 4%; de 1001 em diante funcionários 5%
“A inclusão social é um processo que deve ocorrer ao longo de toda a vida e em todos os ambientes onde a pessoa esteja inserida”, explica a Coordenadora de Assistência da APAE Valinhos Andréia Gomes Araújo.
Para o presidente Luís Roson, a data tem uma importância grande porque chama atenção para uma conquista que nem sempre é observada. “A APAE de Valinhos criou o programa de inserção no mercado de trabalho, com o objetivo de capacitar nas práticas de preparação de adolescentes e jovens com Deficiência Intelectual e Múltipla para futura inserção em empresas sendo desenvolvidas habilidades básicas, habilidades específicas e habilidades de gestão que lhe garantam igualdade de oportunidades. O programa vem atendendo pessoas com deficiência desde 1990 e até hoje foram inseridos no mercado de trabalho cerca de 160 assistidos”.

+Notícias