Qual é a importância do trabalho voluntário?

8/27/2020

Nesta sexta-feira, 28 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado, um dia de homenagens para inúmeras pessoas que doam o seu tempo em prol das entidades e também para ajudar pessoas. 
Ser voluntário é acima de tudo é um ato de amor, comprometimento, respeito, compaixão, justiça e solidariedade. Para ser um voluntário, a motivação para ajudar o outro deve ser verdadeira, porque se assume um compromisso com o outro, e este deve ser cumprindo e honrado.
Aqui em Valinhos temos inúmeros exemplos de pessoas que fazem trabalhos voluntários, nas entidades, nas igrejas, na Rádio Valinhos, nas associações, hospitais, ongs, a maioria são pessoas anônimas, como formiguinhas que vão e vem com ações diversas.
O mesmo acontece na APAE Valinhos, uma entidade que no próximo ano completa o seu jubileu de ouro e atende 400 alunos e assistidos.
Luís Roberto Roson presidente da APAE destaca a importância do trabalho dos voluntários como mola propulsora. “Na diretoria somos todos voluntários, antes da pandemia nos reuníamos semanalmente às terças-feiras, agora fazemos os nossos encontros online onde cada um dá sua contribuição para o bom andamento da nossa APAE, mas temos voluntários que digitam a Nota Fiscal Paulista e graças a eles esse mês fomos contemplados com R$10.000,00, não podemos nos esquecer das pessoas que nos ajudam nos eventos na venda dos convites e no dia também estão aqui, lembrar e agradecer aqueles que fizeram o pedágio no ano passado e tantas outras ações, também  agradecer as mulheres do grupo Amigas da APAEValinhos. Uma vez por mês temos missa e quem cuida de todos os detalhes são voluntários, assim como o grupo de canto. São pequenos exemplos que no dia a dia se tornam ações gigantescas em nossa entidade, aproveitando para destacar a presença do Padre Leopoldo Petrus Van Liempt, exemplo de voluntário e solidariedade que deixou uma grande semente aqui na APAE Valinhos e todas as diretorias que já passaram pela nossa entidade.”
A presidente da FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos que congrega 10 instituições da cidade e pode ver de perto o trabalho voluntário de inúmeras pessoas destaca: "O voluntário é um recurso inestimável! Interessado, comprometido, disponível em ajudar uma causa com suas habilidades. Que coloca em sua vida, o projeto de vida do outro! Nossa gratidão a quem se dedica ao trabalho voluntário.”

+Notícias