“Setembro Verde”, o mês da inclusão social - APAE Valinhos apresenta exemplos de sucesso

3/9/2020

Dentro das comemorações do mês “Setembro Verde”, que teve início em 2015, numa parceria com a Federação das APAEs do Estado de São Paulo ( FEAPAES-SP) e a APAE de Valinhos, o objetivo sempre presente é a luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência. 
Setembro foi escolhido porque no dia 21 comemora-se o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência e por isso a importância de envolver a população em atividades voltadas para a inclusão social e dar visibilidade à causa da pessoa com deficiência.
Um grande exemplo de inclusão é desenvolvido pela APAE Valinhos através do Programa de Capacitação para o Mercado de Trabalho, onde o jovem, a partir de 16 anos, participa de cursos focados na qualificação profissional, auxiliando-os na inserção para essa etapa de suas vidas.
O Programa atua junto aos assistidos avaliando o perfil de cada um, identificando seus desejos, habilidades, potencialidades e realizando o acompanhamento dos mesmos durante o processo de inclusão.  
Nesses anos muito frutos foram colhidos pelo Programa. São cerca de 160 assistidos inseridos no mercado de trabalho. No Supermercado Carrefour Bairro Vinhedo está o assistido João Paulo Castanheira Ramaciote. A assistente de Recursos Humanos, do Carrefour Bairro de Vinhedo, Michelly Borges de Sousa, destacou que o processo de inclusão dentro do Carrefour foi abraçado por toda a equipe. João foi recebido sempre com muito respeito, apoio e assistência, sempre reforçando  suas potencialidades. 
“Aqui na loja procuramos fazer com que ele perceba que isso é o trabalho e que no trabalho a gente tem responsabilidades diferentes. Isso é reforçado constantemente e ele foi compreendendo e estamos tendo ótimos resultados. João vem se desenvolvendo muito bem no cargo de empacotador, demonstrando segurança, pró atividade e bom desempenho em suas funções.”
E Michelly destaca: “o Carrefour concede um destaque mensal aos colaboradores que melhor se destacam no mês. Um fato marcante foi o mês em que João foi escolhido como “Estrela do Mês” do Caixa Central. Ele ficou muito feliz, foi um reconhecimento porque sempre demonstrou interesse no trabalho, finaliza Michelly.

+Notícias