Os serviços de saúde oferecidos pela APAE estão pautados nas diretrizes do SUS e da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência Intelectual, dentro da área da saúde é oferecido o Programa de atendimento clinico ambulatorial, onde os objetivos são de habilitar e reabilitar a pessoa com deficiência intelectual na sua capacidade funcional e desempenho humano. Atualmente é feito 19425 ao ano com uma equipe formada pela Coordenação Técnica, Psicólogos, Assistente Social, Pedagogos, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Enfermeiros, Nutricionista e Fisioterapeuta/Hidroterapia, além das Especialidades médicas como Psiquiatra, Neuropediatria, Clinico Geral, Cardiologista, Pediatra e Psiquiatra.

Ações desta área de atuação:

Triagem/Acolhimento e Avaliação Multidisciplinar
A triagem/acolhimento é iniciada pelo serviço social através de inscrição e direcionado para áreas de atuação.

Momento da Notícia
Oferece apoio aos pais que chegam à entidade, através do acolhimento aos mesmos e demais familiares, atuando como facilitador no processo de assimilação da notícia, oferecendo apoio psicológico, buscando contemplar suas necessidades emocionais imediatas.

Estimulação Essencial
Promove o desenvolvimento integral e a inclusão global da criança com deficiência intelectual e múltipla através de um ambiente rico em estímulos (sensorial / visual / auditivo / linguagem).

Apoio e Atendimento Terapêutico a Inclusão Escolar
Assisti, orienta e assessora as escolas que recebem crianças e adolescentes com deficiência intelectual e/ou com Atraso Global do Desenvolvimento Neuropsicomotor, bem como o apoio transdisciplinar a estas crianças e adolescentes incluídas na rede regular de ensino e seus familiares.

Atendimento Clínico
O atendimento clínico garante que o assistido seja atendido nas suas necessidades, promovendo evolução global. Ainda, trabalhando nestes moldes, cada profissional na sua especificidade troca informações com os demais setores, sendo capaz de visualizá-las sob a ótica de seu conhecimento específico conduzindo-o a novas formas de atuação, conhecimento e aprimoramento profissional.