O que é voluntariado?

Ser voluntario é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário movido por uma ética de solidariedade, sem remuneração financeira. Este tipo de trabalho está previsto na Lei 9.608 de 18 de Fevereiro de 1998, a qual estabelece a necessidade de um contrato escrito firmado entre Voluntário e Entidade - o Termo de Adesão - explicitando a inexistência de vínculo empregatício ou de obrigações trabalhistas e/ou previdenciárias, assim como o tipo e as condições da prestação de serviços.

Na APAE de Valinhos, o voluntariado está presente há vários anos e pode ser desenvolvido em contato direto com os assistidos, em atividades de natureza administrativa, presenciais ou à distância, e em atividades externas ou eventos para arrecadação de fundos. 


Como ser voluntário na APAE

A APAE de Valinhos busca compor seu time de voluntários com pessoas que  identifique-se com a missão e objetivos da instituição, tendo comprometimento, envolvimento e respeito com os valores da entidade, com seus assistidos e com a equipe remunerada, formando assim uma parceria de amor ao próximo. 

Se você deseja ser um voluntário e se identifica com estes valores, o próximo passo é verificar se você encontra, dentre as áreas de atuação (veja abaixo) oferecidas  pela entidade, alguma que seja de seu interesse. Se encontrar, então preencha o formulário apresentado no final deste link.
 
Você receberá um retorno por email ou telefone agendando uma entrevista, cujo objetivo é garantir o melhor casamento possível entre seu perfil, experiência e disponibilidade e os requisitos das posições oferecidas pela entidade. 


Termo de Adesão

O Termo de Adesão serve para formalizar o tipo e as condições de prestação de serviços voluntários, conforme determina a Lei 9.608 de 18/02/1998. Ele deverá ser lido, assinado em duas vias e entregue à Coordenação do Voluntariado antes de você começar seu trabalho na entidade. Clique aqui para acessar o Termo de Adesão


Manual do Voluntário

O Manual do Voluntário contem normas e procedimentos que devem ser seguidos. É muito importante que o trabalhador voluntário se familiarize com o conteúdo deste Manual. Dúvidas não esclarecidas no material deverão ser encaminhadas à Coordenação do Voluntariado ou ao funcionário da APAE com quem o trabalhador voluntário terá o contato mais próximo no seu dia-a-dia. Clique aqui para acessar o Manual do Voluntário

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Digitação de Nota Fiscal Paulista
Descrição das atividades: digitar cupons fiscais recebidos em doação para inclusão no Programa de Nota Fiscal Paulista
Expectativas: disponibilidade de aproximadamente 8 horas mensais para realizar o trabalho de digitação e cumprimento dos prazos limites para que os cupons recebidos não percam a validade.
Carga horária: flexível, conforme disponibilidade do voluntário.
Período de trabalho: flexível, conforme disponibilidade do voluntário.
Local de trabalho: na sala de informática da APAE ou em home office.
Competências requeridas/Perfil: Ensino Médio completo e conhecimentos básicos de informática.


Auxiliar de hidroginástica/hidroterapia 
Descrição das atividades: atuar como auxiliar nas sessões de hidroginástica/hidroterapia.
Expectativas: espera-se que o voluntário esteja comprometido com o trabalho, mantendo assiduidade e comunicando com antecedência a APAE caso, eventualmente, não possa cumprir com o compromisso assumido.
Carga horária: 2 horas por semana
Período de trabalho: às segundas feiras, das 13:00 às 15:00 horas.
Local de trabalho: sede da APAE
Competências requeridas/Perfil: estudante ou profissional de educação física com experiência em natação e hidroginástica; desejável conhecimento de primeiros socorros. 


Trabalho com mosaico 
Descrição das atividades: desenvolver o mosaico artesanal com os assistidos da APAE.
Expectativas: a expectativa é de que o voluntário desenvolva a atividade do mosaico alinhado aos objetivos pedagógicos determinados pela coordenação do programa. Também se espera que o voluntário tenha forte comprometimento com a equipe responsável pelo programa e com os alunos, e que avise a APAE com antecedência, na eventualidade de precisar se ausentar.
Carga horária: a APAE busca dois voluntários, um para trabalhar com a turma da manhã, das 8:00 – 11:00h e outro para a turma da tarde, das 13:00 às 16:00 h. Cada turma desenvolverá esta uma vez por semana durante o período letivo.
Período de trabalho: a atividade poderá ser desenvolvida com as turmas em qualquer dia da semana conforme a disponibilidade do voluntário. 
Local de trabalho: sede da APAE.
Competências requeridas/Perfil: o voluntário precisa dominar a arte do mosaico; ser didático e sensível às necessidades dos alunos; ter facilidade de relacionamento e capacidade de trabalho em equipe. 


Captação de doadores de Nota Fiscal Paulista
Descrição das atividades: abordar estabelecimentos comerciais, pessoalmente ou por telefone, para obter a doação de cupons fiscais dentro do Programa de Nota Fiscal Paulista.
Expectativas: o voluntário deverá manter registro de todos os contatos feitos e seus respectivos resultados, os quais deverão ser reportados quinzenalmente. 
Carga horária: flexível, de acordo com a disponibilidade do voluntário.
Período de trabalho: flexível, de acordo com a disponibilidade do voluntário.
Local de trabalho: em home office ou na sede da APAE.
Competências requeridas/Perfil: ensino superior completo ou em curso. Facilidade de comunicação e de relacionamento interpessoal, forte poder de persuasão, boa comunicação oral. 


Serviços gerais:
Descrição das atividades: Cortar grama, pinturas em geral, consertos de materiais diversos.
Expectativas: espera-se que o voluntário esteja comprometido com o trabalho, mantendo assiduidade e comunicando com antecedência a APAE caso, eventualmente, não possa cumprir com o compromisso assumido.
Carga horária: flexível, de acordo com a disponibilidade do voluntário.
Período de trabalho: flexível, de acordo com a disponibilidade do voluntário.
Local de trabalho: APAE
 

FICHA CADASTRAL DO VOLUNTÁRIO

Dados cadastrais
Situação Profissional

Informe sua Situação Profissional:

  Atualmente Desempregado
  Aposentado
  Não trabalha
  Dona de Casa
  Trabalha

Escolaridade

Escolha alternativa que se aplica a seu caso:

  Ensino Fundamental completo
  Ensino Médio em andamento
  Ensino Médio completo
  Ensino Superior em andamento
  Ensino Superior completo
  Pós Graduação em andamento
  Pós Graduação completa

Disponibilidade

Informe disponibilidade (dias da semana):

  Segunda-Feira
  Terça-Feira
  Quarta-Feira
  Quinta-Feira
  Sexta-Feira
  Fins de Semana
  Indiferente

Informe disponibilidade (Período):

  Manhã
  Tarde
  Noite
  Indiferente
Preferência quanto a local de trabalho?

  APAE
  Trabalho de Campo
  Em casa
  Indiferente
Outras questões

Já trabalhou como voluntário antes?:     Não         Sim


AREA DE INTERESSE

Informe aqui a sua área de interesse, dentre aquelas listadas no site da APAE:

  Digitação de Nota Fiscal Paulista
  Auxiliar de hidroginástica / hidroterapia
  Trabalho com mosaico
  Captação de doadores de Nota Fiscal Paulista
  Serviços gerais